sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Elizabeth e eu

Sigo firme na leitura de "Uma Arte - Cartas de Elizabeth Bishop".

É, eu sei que estou lendo isso há meses, mas são 730 páginas! Como são cartas, dá para ler algumas, pegar outro livro, voltar às cartas...

Além de aguçar minha vontade de visitar Key West, onde vive minha amiga Angélica e Bishop morou por anos, me divirto muito com o senso de humor dela e me surpreendo com alguns pontos em comum.

Temos a mesma capacidade idiota de aturar coisas por anos, antes de pregar o pé na porta, mas, ontem fiquei espantada com as encomendas que Bishop fez a um amigo.

Era começo da década de 1970 e ela estava vivendo em Ouro Preto, na Casa Mariana. James Merrill viria dos Estados Unidos para visitá-la e essa foi a lista:

- Chá: apesar de ter se acostumado ao sabor, Bishop dizia que o chá brasileiro tinha gosto de feno e pediu que Merrill trouxesse chá preto, de preferência, Twinings.
- Gengibre em pó: ela só encontrava a raiz no Brasil e uma de suas comidas favoritas era gingerbread, que leva gengibre em pó na receita.
- Curry de uma marca específica.

Isso é a minha cara!

Em julho eu andei feliz da vida porque um amigo tinha voltado de Londres me trazendo essa lata de biscoitos de gengibre da Torre.

No mesmo post, falei que em setembro a encomenda seria daquele chá de gengibre com limão, que não consigo encontrar aqui. Meus amigos mandaram e-mail ontem dizendo que já está devidamente comprado.

Pra completar, no final desse mês minha amiga Angélica vem passar uns dias no Brasil. Minha encomenda? Forminhas para cortar gingerbread!!!!!

Tem mais: em uma carta de 1971, ela fala sobre seu programa de TV favorito - Vila Sésamo! Mas, o trecho é tão divertido que vou reproduzir aqui, em outro dia.

Hoje começo a ler as cartas de 1972 e já bisbilhotei: tem uma escrita exatamente no dia 01 de fevereiro - meu nascimento e 10 dias antes dos 61 anos de Bishop.

Duas aquarianas sem noção. :)

************************************
Amanhã, inglês e continuo bem feliz nas aulas. À noite, baladinha nos Facion: diversão garantida ou seu dinheiro de volta! No domingo, sem folga: trabalhar porque minhas aulas na pós começam no dia 27/09. O bônus - ou ônus? De 18 a 23/09 estarei em SP, fazendo curso.

Mês cheio. (Escrevo isso, lembro de 2010 e me espanto: como consegui sobreviver àquilo?)

Nenhum comentário: