quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Natal Pobre

Essa imagem acompanhava a seguinte manchete, de um jornal português: "Este vai ser o Natal mais pobre dos últimos 32 anos".

Pobre? Pra quem? De acordo com qual critério? E qual o problema com um Natal com menos consumo?

Nunca gostei do modo como comemoramos o Natal (aliás, não gosto das "Festas", mas, isso é assunto pra outro dia). Então, há algum tempo comecei a dar presentes muito simples, a fazer os presentes e, nesse ano, o passo final: não tem mais presentes.

Já tenho tudo de que preciso para viver. Já tenho muito do que me faz feliz - livros, CDs e DVDs. Então, disse pros amigos fazerem a si mesmos felizes ou transferirem meu presente para alguém que precisa.

Também não vou dar nada comprado. Só uma lembrancinha MUITO simples, que me ocorreu dias atrás. Nem é uma "coisa"...

A Dani já aderiu: doou meu presente pra uma família de Sertãozinho que perdeu o pai e todos os bens em um incêndio. ISSO é Natal.

Ainda não dá pra mudar o mundo, mas, no meu entorno, alguma coisa já mudou.

Um comentário:

cidissima disse...

Já faz muito tempo que o Natal perdeu sua característica original.
As preocupações para o dia são observadas apenas do lado material.
O espírito natalino sensível aos olhos do Menino Deus, transformou-se em um verdadeiro shopping de vendas.
As correrias para as compras, o troca-troca de presentes, as mesas suntuosas e fartas, as bebidas de toda espécie, a gula rodeando e encarnando verdadeiros vorazes carnais, um exarcebado descontrole de emoções, absurdos e euforia extrapolados pela inconsequência de pessoas imaturas, irresponsáveis, desumanas, atormentadas pela ausência de amor fraternal.
A união entre famílias e amigos tem a duração, exatamente, de algumas horas, pois passado este tempo, os problemas continuam, a solidão campeia, e dias após, há uma corrida frenética para saldar as prestações adquiridas.

O doce do Natal só tem seu sabor especial no dia vinte e cinco de dezembro. Nos dias seguintes os doces ficam com um paladar restrito.

Jú, sua atitude é correta. Presentear pessoas que realmente estão precisando. E há muitas!!!!

Cida